(51) 9951 8026
    (51) 8191 3395
    (51) 8253 6003
  inarf@inarf.org.br


Dezembro/2013

Bambu como Alternativa para o Desenvolvimento SustentÁvel de
Pequenas Propriedades Rurais

O Instituto Nacional de Repressão a Fraude – INARF juntamente com o sr Carlos Ciprandi, pesquisador e produtor de bambu na localidade de Planalto/RS, buscou na data de 26/11/2013 apresentar o projeto Bambu Ka Há, proposta que visa fomentar a importância ambiental, social e econômica do plantio do bambu, bem como do desenvolvimento de ações que possibilitem o uso sustentável  da planta em pequenas propriedades rurais.
Promover o desenvolvimento local através da cadeia produtiva do bambu como matéria prima para promoção do desenvolvimento sustentável, através de qualificação da comunidade para a produção artesanal e beneficiamento de objetos de bambu, com foco da mitigação da exploração ambiental esse é o conceito central da proposta elaborada pelo INARF e quem foi apresentada na Assembléia Legislativa, num encontro com a deputada estadual Marisa Formolo (PT).
Esta reunião, organizada pelo ex-vereador Adeli Shell, teve como objetivo aproximar lideranças visando fomentar a inovação na área de desenvolvimento em bambu, em especial a pesquisa e produção para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado, com incentivos para a agricultura familiar.
Foi também encaminhado para a Assembléia Legislativa um Projeto de Lei 290/2013, que prevê a instituição da Política Estadual de Apoio ao Bambu. A proposta, protocolada em 1º de novembro, prevê a valorização socioeconômica do bambu como produto agrossilvicultural renovável e sustentável para múltiplas finalidades, como alimentar, madeira, artesanato, moveleira, construção civil, entre outras.
Criar oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida em comunidades locais é o foco deste projeto, que pode ser executado em áreas rurais e urbanas mediante análise técnica, caso você tenha interesse em conhecer esta proposta entre em contato com o INARF, acessando nosso site www.inarf.org.br ou pelo e-mail projetos@inarf.org.br.

 
FEVEREIRO
Adeli e SMIC juntos na construção de um conselho Municipal de Combate à Pirataria
Saber+
 
DEZEMBRO
Bambu como Alternativa para o Desenvolvimento Sustentável de Pequenas Propriedades Rurais
Saber+
NOVEMBRO
INARF avalia a realização de parceria com empresas européias para implantação de estações de fontes de energias renováveis..
Saber+
SETEMBRO
Direito de resposta consedido ao CICB em virtude de matéria da Revista Quatro Rodas.
Saber+
AGOSTO
INARF visita a feira CASA BRASIL em Bento Gonçalves.
Saber+
 

 
Fones: 55 -51 9951 8026 | 51 8191 3395 | 51 8253 6003